ACUPUNTURA AURICULAR  COM SEMENTES.jpg

AURICULOTERAPIA

 

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microsistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo reflectir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc.

 

Quando produz-se uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, este é reflectido na orelha com reacções de carácter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, e deixando relações muito estreitas entre os locais reactivos e as partes do organismo implicadas na patologia.

 

As reacções podem ser de diferentes tipos, entre as mais comuns são: mudanças na resistência eléctrica das zonas reactivas específicas, mudanças de coloração, descamações, mudanças morfológicas nessas áreas, eczemas, etc.

 

Todas estas reacções podem aparecer no pavilhão auricular, antes que a enfermidade se manifeste e também, desaparecer depois da cura da enfermidade.

 

O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intra-dérmicas, á utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objecto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar. A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efectivando continuamente o tratamento.

 

 

 

QUIROACUPUNTURA

 

 

 

A Acupuntura Coreana nas Mãos com agulhas pode ser conhecida por diversos nomes, entre eles, Quiro acupuntura, Koryo Sooji Chim, ou a mais conhecida e a mais fácil de ser pronunciada: Acupuntura Coreana nas Mãos.

 

Trata-se de uma técnica muito praticada pelos coreanos e que vem ganhando divulgação e popularidade em vários cantos do mundo, haja vista aos grandes benefícios e a cura de muitas enfermidades que pode tratar e curar.

 

Apresentada na Coréia do sul pela primeira vez em 1975 pelo Dr. Tae Woo Yoo, esse tipo de acupuntura coreana foi descoberta muito antes disso, em 1971, passando por um longo processo de estudo e aprimoramento de todos os pontos e meridianos que possibilitam o tratamento de doenças.

 

A descoberta se deu quando o doutor sofria com a enxaqueca na região da nuca que não cessava mesmo com a aplicação de métodos tradicionais de acupuntura  com aplicação de agulhas na região do meridiano da vesícula biliar.

 

Depois de muitas tentativas para acabar com a dor, ele decide dormir. Nesse momento, é acometido por um pensamento de que a ponta do dedo médio poderia estar relacionada com a região da cabeça da pessoa e, sendo assim, a parte posterior da falange do dedo médio na parte distal seria a região da nuca.

 

Nisso, estava prestes a fazer uma das maiores descobertas da acupuntura e suas técnicas de todos os tempos, que possibilitou o alívio imediato das fortes dores que sentia após alguns minutos depois da aplicação de uma pressão com a ponta de uma caneta na região do dedo.

 

Para isso, o desenvolvimento da técnica parte do princípio de que a mão é um microcosmo que contém pontos de correspondência ao corpo humano. Sob essa perspectiva, quando nosso corpo é acometido por uma doença, os pontos da mão correspondentes ao órgão afetado reagirão de modo sensível aos estímulos da técnica. Assim, o Dr. Yoo conseguiu elaborar um mapa com todos os pontos da mão, tendo 14 meridianos e 345 pontos de referência ao corpo.